Blogging‎ > ‎

Bipartite das Acampadas

posted Aug 13, 2012, 4:08 PM by Marco Toledo Bastos   [ updated Sep 11, 2012, 3:46 AM ]
Também em 2011 conversei com o Rafael Raimundo sobre o uso de hashtags como um fator importante para a emergência de movimentos políticos no Twitter. A hipótese era de que tweets com mais hashtags têm maiores taxas de replicação.

A questão é especialmente interessante em movimentos como o Indignados na Espanha ou o Occupy nos EUA, que concentram um vasto número de hashtags ao redor de tags amplamente retuitadas, como #spanishrevolution e #ows.

Mas a hipótese de que o volume de RTs pode ser explicado pelo número de hashtags nas mensagens não corresponde com os dados. A correlação não é, de todo modo, estatisticamente significante (r=0.00027, p<0.001). 

Pensamos então em uma segunda hipótese. Talvez existam combinações especificas de hashtags que ajudem a impulsionar as taxas de replicação, o que pode ser descrito com uma rede bipartida tweets x hashtags.

O plot abaixo inclui 35 hashtags relacionadas com o movimento Indignados, que eclodiu na Espanha em maio de 2011 e atingiu 58 cidades espanholas. No pé do grafo estão indicadas as mensagens pelo ID. No topo as hashtags citadas.

15M hashtags

Comments